08.03.2017


ELAS MUDARAM O MUNDO


     05 - AMELIA EARHART

amelia earhart

     Amelia Earhart nunca se contentou com um "não". Nascida no interior do Kansas em 1987, Amelia foi a primeira mulher do mundo a cruzar o atlântico pilotando uma aeronave. Em um meio considerado mesmo nos dias atuais machista e conservador, Amelia não se deixou abater e lutou até o fim de sua vida pela igualdade de gênero, não apenas na aviação, mas na sociedade como um todo.
     Entre os recordes dessa piloto pioneira estão:

      - Primeira mulher a receber a "Distinguished Flying Cross"
      - Primeira mulher a voar solo através do Atlântico duas vezes
      - Primeira pessoa a voar solo de Los Angeles a Cidade do México; 
     
E aí, o Tio nem precisou de muito pra te convencer que ela é foda, né? ;)

     04 - JOANA D'ARC


     Essa aí a maioria já conhece! Joana d'Arc, a ruiva, Donzela de Orléans! Joana foi uma chefe militar durante a Guerra dos 100 anos, atuando na defesa de seu país natal, a França, após ouvir o chamado dos Arcanjos Miguel e Catarin da Alexandria. Vestida em roupas consideradas masculinas, Joana foi uma das mais fiéis guerreiras da França, e ainda assim não encontrou facilidade em conquistar a confiança do então Rei Carlos VII, que a testou de inúmeras formas.
     Joana d'Arc morreu amarrada e queimada lutando por aquilo que acreditava, sem jamais desistir do seu propósito. Força de vontade, determinação e valentia como poucos na história tiveram. Admirável, ou não?!

     03 - CATARINA II


     Catarina II foi uma imperatriz da Rússia que deu couro em muito imperador machão por aí. Tanto foi que ficou conhecida como Catarina, A Grande! Tendo assumido o Império Russo em 1762, Catarina revitalizou o Império Russo, devolvendo a uma nação que parecia caminhar para o esquecimento o status de grande potência européia.
     O poder da mulher era tão grande que durante seus anos no governo expandiu o território russo ao sul e ao ocidente, anexando países como a Criméia, a Ucrânia e a Bielorússia. E não parou aí, Catarina também chegou a "indicar amigavelmente" o rei da Polônia. Que moral! Que mulher!

     02 - EMMELINE PANKHURST


     Existia um tempo em que as mulheres não poderiam votar. Se existe uma mulher no mundo responsável por essa mudança, esta foi Emmeline Pankhurst. Emmeline foi uma das fundadoras do sufragismo e da Women's Social and Political Union, uma organização que tomava medidas radicais (porém necessárias) em busca de maiores direitos para as mulheres.
     A sra. Pankhurst faleceu em 1928 enquanto concorria ao parlamento britânico (onde teria feito ainda mais história). O motivo de sua morte? Emmeline era uma senhora de 68 anos fragilizada pelos anos de greve de fome, lavagens estomacais e visitas a prisão. Uma mulher que morreu pela causa em que acreditava!

     01 - MARIA DA PENHA



     Uma simulação de assalto e uma sessão de eletrocussão. Foi assim que em 1983, o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros tentou matar a então esposa Maria da Penha Maia Fernandes. Mas Maria da Penha não se deixou vencer tão fácil: apesar de paraplégica e traumatizada pelos eventos daquele dia, Maria continuou vivíssima e buscou forças internas para lutar e se tornar a maior ativista brasileira em direito das mulheres.
     O Caso de Maria da Penha chegou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos após o ex-marido ficar dezenove anos solto e ser condenado a injustos oito anos de prisão, cumprindo apenas dois.
      No ano de 2006, o então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n° 11.340, também conhecida como Lei Maria da Penha, que aumentou o rigor nos julgamentos relacionados à violência doméstica e à mulher, finalmente!

     E não só isso: neste ano o Senado, por meio da senadora Lúcia Vânia indicou Maria ao Prêmio Nobel da Paz e o resultado sai em outbro. O Tio tá na torcida!

Menções Honrosas:
 - Cleópatra
 - Margareth Tatcher
 - Olga Benário
 - Anitta Garibaldi
 - Marie Curie

O Tio sabe que essas não são as únicas!
Comenta no facebook se você lembra de alguma mulher que deixamos de fora :D

voltar