12.04.2017


Tio Empreendedor #01- O QUE É EMPREENDER?


E o Tio está de volta!
Hoje, o tema é: O que é empreender?



     Para muitas pessoas, empreender é uma fuga aos modelos tradicionais de sobrevivência no mercado. Para aqueles que não querem ter de trabalhar como empregados de outras pessoas ou empresas, ou mesmo para aqueles que não se seduzem pela ideia de concursos públicos das mais diferentes áreas a alternativa sempre surge no empreendedorismo (e é uma baita alternativa, na boa!). 

     Maaaaas, porém, todavia, entretanto, estar insatisfeito com o trabalho ou não estar disposto a enfrentar maratonas de estudo para conquistar aquela vaguinha sofrida não são motivos plausíveis para se tornar um empreendedor. Empreender exige dedicação e comprometimento quase que em tempo integral, é coisa de louco! É sério! Um empreendedor precisa estar constantemente ligado nos acontecimentos de seu negócio e preparado para sacrificar horas de descanso (vai vendo!), trabalhando dia e noite, finais de semana e feriados (vida pra quê?!). 


     Pensando nisso, o Tio gostaria de repassar a vocês algumas dicas sobre empreendedorismo, principalmente pros sobrinhos que tão pensando em começar seu negócio em breve ou que estão começando suas aventuras empresariais!

Lá vai!

1 - Aprenda com erros: Seus ou de outras pessoas, erros são a melhor forma de aprender e se desenvolver, melhorando não apenas a si mesmo, mas consequentemente o seu empreendimento. Aprenda!

2 - Resolva problemas: Uma vez empreendedor, toda a responsabilidade pelos erros e acertos da empresa são seus. Se você não está acostumado a resolver problemas e prefere deixar para depois, talvez empreender não seja para você. Resolva os seus problemas, e resolva para ontem!

3 - Busque conhecimento: A sua empresa precisa se desenvolver, acompanhar as tendências de processos, marketing e gestão, e você também. Procure por cursos, de curta ou longa duração, vá a palestras, congressos e absorva tudo o que puder!

4 - Se dedique: Essa é bem óbvia e o Tio nem precisava dizer, né? Mas aí vai, esteja totalmente dedicado ao seu novo trabalho, cuide de sua empresa como cuidaria de um filho e chances são de que tudo dará certo.

5 - Se cerque de gente melhor: Seja através de um sócio, ou de colaboradores contratados, procure sempre gente que tenha virtudes e conhecimentos que você não tem! Não é vergonha assumir que não sabe tudo, e sempre vai ter alguém que pode adicionar alguma coisa! Um bom time é que vence o campeonato. 

6 - Esteja apaixonado: Talvez, a mais importante das dicas do Tio. Estar apaixonado pelo seu negócio é parte fundamental do desenvolvimento dele. É essa paixão que vai te levar a alçar vôos maiores, buscar novos desafios e jamais se acomodar! 

     Puxado ou nem? Empreender, muito mais do que ter um negócio, é um estilo de vida dos mais hardcores. Exige força de vontade, resiliência, dedicação, vontade de aprender, desejo de vencer e principalmente: exige que o empreendedor mande a preguiça para o espaço e esteja disposto a mergulhar em um mundo de trabalho. E quanto mais você trampa, mais trampo aparece! 

     Então já sabe, dê essa cara torta à tapa e trabalhe duro. E se você não sabe como ou onde empreender, o Tio ainda te dá uma ideia: O mercado de Franquias é sempre uma boa opção pra quem tá procurando abrir uma empresa e não sabe como estabelecer um modelo de negócio ainda. E nessa pegada, o Tio vai recomendar.... O Tio! Se você estiver afim de saber como se tornar um franqueado do Tio, clica aqui pra conhecer um pouco mais! 

No mais, aquele abraço de Tio!

voltar